quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

O Gamer Atrasado está morto. Vida longa ao Gamer Atrasado!

Eu sei o que deve estar parecendo; a minha costumeira mensagem de final de ano, aquele espaço precioso no qual eu posso falar coisas que não necessariamente tem a ver com jogos antigos ou algo do tipo.Mas, pelo que se pode observar das minhas últimas postagens, (a última aconteceu á três meses atrás), a última mensagem dessa natureza nem apareceu faz tanto tempo.Na verdade, o vácuo de conteúdo desse blog foi gerado por uma variedade de razões, como a minha TV quebrar, o computador funcionar com algumas sérias interrupções, e, claro, o final de período da faculdade.Porém, é fato que o formato que eu encuquei de utilizar para esse blog se tornou um pouco exaustivo com o tempo (veja o começo da última análise, um post abaixo), além de tornar uma obrigação mental uma atividade que devia ser, sabe, divertida.

Dois anos e meio atrás (!), quando eu comecei a escrever, eu estava muito empolgado, pois nunca havia mantido um blog por muito tempo; como esse é um assunto que me interessa, pensei "porque não, sabe?".Porem, eu criei certas manias para conduzir o blogo; para ter imparcialidade, só analisei jogos que eu cheguei a terminar, para ter noção do conjunto (houve uma exceção, mas o jogo deu pau e eu perdi os meus saves - toda neurose perfeccionitsa tem o seu limite).Com isso, o ritmo do blog se tornou um tanto lento visto que, conforme o tempo foi passando, meu tempo livre se tornou mais escasso.São coisas que acontecem quando se fica mais vleho, eu acho.

Então, tivemos uma análise por mês, durnate a maior parte do tempo, quando tinha isso.Por outro lado, o resultado se mostrou bastante positivo, porque as análises foram ficando cada vez mais detalhadas, e lidando com tópicos mais complexos do que eu imaginaria quando comecei o blog.Na minha opinião, a maioria das análises disponíveis por aí são de uma superficialidade terrível; além de não sair da tríade gráficos-som-jogabilidade (primeiro, gráficos são um veículo para o design, não o contrário;, segundo, francamente, som? tipo, sério?; e terceiro, jogabilidade é uma palavra inventada que quer dizer um monte de coisas, mas boa parte das pessoas que usam não fazem idéia do que ela quer dizer - também tem uma sonoridade péssima), coloca o jogo num nível de produto, e não de obra criativa.È como comparar a diferença um liquidificador e um Rembrandt.

(essa é minha frase pretensiosa do dia)

Minha avaliação de um jogo é dada por outros fatores, como a criatividade das idéias, o esforço dos planejadores e desenvolvedores em se comunicar com o jogador (você nunca teve a sensação, jogando um jogo, que quem planejou aquilo achava que nenhum ser humano ia jogar?), o que eles queriam passar para quem estivesse experimentando sua criação, e, principalmene, o impacto emocional da experiência como um todo.Este último elemento é o que eu julgo mais importante num jogo, é algo que está faltando nessa era de jogos de "arte" auto-indulgentes, polêmicas enlatadas, "franquias e "propriedades intelectuais".

Bom, eu poderia passar a boa parte desde última dia do ano (e da década!) vestindo meus pijamas e sentado na frente do computador, enquanto escuto os últimos gigas de musica que eu baixei durante a semana (ter espaço no HD é uma maravilha, vou te contar), e digito maniacamente sobre a importância das mensagens nos jogos, sobre os politicos malvados e ignorantes que querem banir, e sobre outros milhões de assuntos que passaram pela minha cabeça nesses últimos anos.Mas o Gamer Atrasado simplesmente não é mais o melhor veículo para isso.

Então, isso quer dizer que este é o fim do Gamer Atrasado.

Mas eu também, em breve, vou começar outro blog, então, continuamos.

Então, eu gostaria de agradecer a todo mundo que apoiou este modesto blog durante estes anos.Tá, eu faço isso em todo aniversário do blog e mensagem de fim de ano.Então, pensei em fazer alguma coisa mais legal.

Quem comenta no blog deve te percebido que eu não tenho hábito de responder comentários; creio que todos os meus argumentos já estão expostos no texto, e a área de comentários é espaço para os leitores.Eu disse várias vezes que é por isso, não porque eu não ligue pra vocês, meus queridos leitores, que eu sei que existem.Ma verdade, eu amo vocês.Cada um de vocês.E por isso, eu resolvi responder cada comentário de cada análise do blog nas próximas linhas.Tá certo que boa parte daqueles que comentaram nunca vão ler isso, mas isso é metade da graça.

Vamos lá!

A maioria das pessoas certamente nunca vai ver essas respostas, mas essa é metade da diversão!



Psychonauts-

Lorenna: É, é um ótimo jogo!Acho que você devia jogá-lo sim.

IIqs: Spoiler-O final secreto só mostra que Linda tinha um caso com o Mr.Pokeylope.Nâo vale tanto a pena assim.Procura no Youtube.

diego-mr6: Porque as pessoas são chatas e perdem o tempo jogando CS e Winning Eleven, meu caro!


Paper Mario-

Sofia: Um ornitorrinco é muito mais fofucho que um Paper Mario.Em qualquer dia.

Anônimo: Valeu cara.Foram mensagens de apoio como essa que me estimularam a continuar com esse blog por tanto tempo.


American McGee's Alice-

Lorenna: Use torrents.É o que eu faço.Ops, quer dizer, ABAIXO A PIRATARIA!


System Shock 2-
Comentário:Minha frase preferida deste site esta nessa análise:
"O projeto chama-se Bioshock,e tem previsão de lançamento para ainda este mês.Pelo que eu vi até agora parece ser animal"
Ah, meus 16 anos...

Serginho: System Shock é realmente incrível!Apesar da análise estar meio xumbrega, é um dos meus jogos favoritos que passaram pelo GA.


The Legends of Zelda: Ocarina of Time-


lorenna: Zelda é legal.Sério.

Botto =D: Pois é, saudades da era do 64...Sim, agora, com o tempo passado, eu to vendo que Ocarina of Time, não é lá essas coisas (Twilight Princess é melhor - yup, eu disse isso).OS chatos que sempre colocam em primeiro lugar nessas listas estão obviamente cegados pela nostalgia.Mas e aí Botto, como é tá?Você nem me falou como foi o show do The Killers! Tá fazendo o que da vida?Vamos nos falar um dia desses....

CresceNet: Vão para o inferno.

Anônimo: Hummm...UM bom lugar pra começar a procurar é no Gamefaqs, eles tem um depósito de save files, se eu não me engano.MAs não use emuladores, cara, eles estragam a experiência.


Ape Escape-

Sofia: A piadinha foi em virtude do fato de que eu tinha acabado de comprar meu ingresso pro show do Arctic Monkeys nesse dia.Grande show.Pena que vocês não conseguiram dar biscoitos pra eles...

Paula: É...Grande jogo.Já tentou as sequências pro PS2?

Anônimo: Um dia você me empresta, OK?

Crimson Skies-

Comentário: Pulp não é nada mais do que uma denominação dada á literatura barata de aventura do começo do século passado.Esse nome é dado porque o papel usado era muito vagabundo, de "polpa", daí a denominação "pulp fiction" (grande filme, aliás).

Amigo: Na época que eu joguei, rodou no XP perfeitamente...Bom, continue tentando.Esse jogo vale totalmente a pena (apesar de ser difícil á beça).


Max Payne-

Comentário:Max Payne, o filme, é um lixo.

Sofia: Mas tiroteios SÃO divertidos!

Rafael: Na verdade, tem bem mais referência do que o nome do nightclub RagnaRock; Personagens como Alex Balder (Baldur),Alfred Woden (Odin, o cara tem até um tapa-olho), e coisas como Prédio Asgard, a droga Valkyr, Projeto Valhalla...Se não acredita em mim, cheque a Wikipédia!E até hoje eu fico adiando jogar Max Payne 2...

Astro Boy:Omega Factor-

Ninguém comentou? Mas esse jogo é tão legal...

Suikoden 2-

Marcos Diniz: Jogue SUikoden! É um dos poucos RPGs de PSX que eu de fato consegui acabar (os bichos são muito longos...).É bastante similar em estilo e forma de jogar aos RPGs de Super Nintendo, também.Você gosta de jogos de RPG de ação? Pro PSX você pode tentar Alundra os Legend of Mana.Eu tentei joga pra esse blog, mas bateu preguiça...

Daniel Costa: O que me lembra, eu tenho que zerar Golden Sun um dia desses!

Anônimo: Yup joguei.Graficamente é perfeito, mas é meio raso em termos de jogabilidade.E se eu não me engano, nessa parte você tem que encontrar o Shu em Radat.Na dúvida, consulte um guia.

Anônimo: Pra pegar o Muku-Muku, va pra Kyaro Village, acha a árvore grande, e cheque ela três vezes.Isso é bem no comecinho do jogo, mas você pode voltar pra lá mais tarde.E a batalha contra Luca Blight é sem dúvida uma das melhores EVER!!!


Grand Theft Auto 3-

Comentário:Gente olha a referência datada na viagem-de-final-de-análise!Tropa de Elite! Nossa, isso é TÃO 2007...TAmbém, 5 comentários!Meu recorde!

Serginho: Nós, defensores dos jogos estamos nos acostumando a pergar em armas contra todo ignorante que queira atacar esse meio.É meio triste, mas é a única forma que eu conheço; se manifestar.

The Rabbit: Infelizmente, a política desse país é muito estranha.

Also, one pill makes you larger, one pill makes you small...

porco punk: Criancinhas me dão calafrios...

The Habbit (o original): Educativo é um conceito..relativo.

AnÔnimo: Disponha.


Silent Hill-

Nenhum comentário, também? Oras, deve ser porque essa análise abusa das metáforas toscas.O que é a frase que acaba o último parágrafo?!?!?


Deus Ex-

Sofia:Que posts eram esses mesmo, hein? E sobre a propaganda, estou fazendo há algum tempo já.Mediante os favores excusos e impublicáveis, claro.


Planescape:Torment-

Comentário:Provavelmente meu jogo favorito em toda a história do blog, o fim do jogo, e por consequencia, essa análise, aconteceram num momento em que o meu marasmo pessoal passou por uma, hã, quebra de paradigma, e em que várias coisas acabaram funcionando cmo uma explicação para outras.Ai, ai.Pena que as coisas acabaram acabando tão mal.Mas eu gostava dela, acho que isso que importa.

Sofia: Que post eram esses????

Blizzy:Post errado, cara...

Kev: Shadowman é legal, mas Planescape, é tipo, O jogo.


Einhander-

Sofia: Por falar nisso, você me devolveu meu cartucho do Wario Ware?Eu nunca mais achei...Mas de qualquer forma, meu Gameboy tá quebrado há anos mesmo...

WiroN: Não entendi, pai

Grim Fandango-

aron: Yup, de fato, a atenção com detalhes e a narrativa de Grim Fandango é difícil de encontrar até hoje.

Nocturna: Volte! É muito legal! Falar nisso, como é que anda, Karen? Fazendo o que da vida?

Anônimo: Acho que é o meu pai de novo.


Vagrant Story-

Esse eu não entendi, até porque, esse post gerou um pouco de polêmica.Explica-se: eu costumava postar nas comunidades do Orkut dos jogos avisos sobre as análises dos jogos quando as colocava no blog.Tudo ia bem(exceto nas comunidades de Deus Ex e PLanescape Torment, que deletaram meus posts), porém, na comunidade de VS, surgiu uma polêmica tremenda á respeito das críticas que eu fiz sobre o jogo.O pessoal não se conformou!O que eu quis dizer é que o jogo tem uma série de falhas de interface e de complciações desnecessárias que o tornam muito difícil de encarar por jogadores comuns.É preciso um nível de dedicação muito grande para encará-lo.Porém, (há, porém) esse jogo é muito bom! O sistema, falhas á parte, é muito bem pensado, e viciante quando você (finalmente) pega o jeito.Também, a história madura e inteligente é de longe a melhor coisa que a Sqare publicou, em termos de narrativa, durante essa década, com provavelmente um dos melhores trabalhos de tradução do japonês para o inglês de todos os tempos.Sim, é um dos meus favoritos do blog.


Half-Life 2-

Anônimo e adivinha:

Pai, você também é FODAAAAA!!!! (legal, o primeiro palavrão do Gamer Atrasado!!!)


Brave Fencer Musashi-

JulioZ: Realmente, quando Musashi é ruim, ele é péssimo.Mas quando ele é bom, ele é ótimo!


Ikaruga-

Ninguém comentou?????Mas Ikaruga é um dos meus favoritos... Melhor shmup de todos os tempos?Talvez não, mas é certamente obrigatório, se você está minimamente interessado em jogos de qualidade.

Também, eu de fato zerei Ikaruga sobre a influência de álcool.Acredite, ajuda.Mas só no dia seguinte que eu descobri que eu tinha liberado os continues infinitos.Diabo, justamente quando eu ia contar vantagem!


Megaman X4-

È ninguém comentou esse também.Mas não posso culpá-los, esse jogo não tem nada de mais.Porém, tem o meu título preferido, porque essa música do Daft PUnk faz justamente um comentário sobre o sistema de produção em série mecanizando o homem.E os caras do Daft Punk são robôs!Wow, Megaman é uma série sobre robôs, que tem uma produção extremamente mecanizada!Melhor não pensar muito nesse assunto...


Metroid Prime-

Comentário:Tdo mundo que chama Samus Aran de O Samus no Smash bros merece uma surra em praça pública.Junto com o pessoal que chama o Link de Zelda, lava de larva, e o Bowser de Browser, e o Mario de Mario Bros.

Daniel Guimarães Costa: Hum...Sonic Adventure 2 era uma alternativa para ser análisado nessse blog, mas eu fiquei com medo da sua reação e a do seu irmão as minha crítica destrutivas...

A.L.A.S: Valeu.Também sou fã DA Samus!


Dungeon Keeper-

Daniel Guimarães Costa: Eu também tenho que jogar Gothic um dia, sempre tive curiosidade...

Cesarkun: KOTOR é muito legal!Acho que é mais legal que Dungeon Keeper...

A.L.A.S: Quem precisa ser sucinto? Não nós, certamente!

Anônimo: Alguém me explica que eu não entendi.


Serious Sam-

Comentários:Fizeram um remake desta trosoba? Pra quê?

Sofia: Eu faço as referências, vocês pescam...E show do Franz Ferdinand em março, partiu?

A.L.A.S: Eu acho que nós devíamos fazer um outro podcast um dia desses, sabe...


Mother 3-

Hugo GRA: Lufia é bem legal!PEna que eu nunca avancei muito mais do começo...E eut enho que zerar Earthbound um dia desses!

Anônimo:Valeu!


Freedom Force-

Quadrinhos de super-heróis são nicho, como essa análise....Mas eu ainda leio.Aliás, alguém aí tá acompanhando Crise Final? Grant Morrison, é um gênio, um drogado maluco, ou os dois?


Wild 9-

GMF: Eu te respondi, por e-mail, não? De qualquer forma, Super Mario RPG é sem dúvida dez, nota dez!


Pikmin-

Nenhum comentário?Isso que dá falar mal do Miyamoto...


Halo-

A.L.A.S: Meus pensamentos exatos. A imprensa gosta de ficar incensando umas coisas, que vou te contar...

César Martins: A opinião é o que conta!Valeu!





É, então é isso.